Marcha da Maconha – Brasil 2008 » Blog Archive » Marcha da Maconha termina sem incidentes em São Paulo

0

MARIANA SANT’ANNA
colaboração para a Folha Online

A manifestação decorrente da Marcha da Maconha que aconteceu em São Paulo neste domingo terminou sem incidentes. Embora as Polícias Militar e Civil tenham acompanhado toda a movimentação, ninguém foi preso nem houve confronto até por volta das 16h, quando o protesto terminou.

Cerca de cem pessoas se reuniram no Parque do Ibirapuera para participar da Marcha da Maconha, apesar de ela ter sido proibida pela Justiça no sábado (3). Um dos organizadores, o cientista social M.S.M., 22, esteve no parque para pedir que a marcha não fosse realizada.

Mas os manifestantes começaram a se reunir, debater a legalização da maconha e a gritar palavras de ordem, como “legaliza” e “liberdade de expressão”.

Seis viaturas do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e dez da PM ficaram próximas aos manifestantes durante toda a reunião, mas não tomaram nenhuma atitude. Segundo a PM, só haveria alguma ação se os manifestantes saíssem em passeata.

A Marcha da Maconha aconteceu em Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Vitória (ES). Em Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Rio (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) a manifestação foi proibida. Em todos os casos, foi o Ministério Público Estadual que moveu o pedido de impedimento do evento sob o argumento de que ele faz apologia às drogas.