Marcha da Maconha – Brasil 2009 » Blog Archive » França cria curso de conscientização para usuários de maconha

0

03/01/2008 – 18h46
da Ansa, em Paris

Diante do crescimento contínuo de fumantes de maconha na França, 1,2 milhão habituais e 4 milhões ocasionais, segundo cifras oficiais, a Justiça criou um novo tipo de punição — o curso de sensibilização para usuários.

Segundo informou nesta quinta-feira o jornal “Le Monde”, a partir de 1º de janeiro os juizes poderão impor como pena para quem tenha sido encontrado com maconha para uso pessoal a participação em um curso de conscientização, pelo qual terão que pagar 450 euros (cerca de R$1.174).

Etienne Apaire, presidente do Comitê Interministerial para a Luta Contra a Droga, afirmou que “se trata se unir a punição com a informação, para influir sobre o consumidor que esteja apenas iniciando o hábito”, já que “no momento atual temos uma despenalização do ato”. No ano passado a polícia deteve menos de 90 mil usuários, uma porcentagem ínfima do total.

O curso englobará sessões de informações sobre o impacto da maconha na saúde do consumidor, a dimensão social do narcotráfico (violência, crime organizado) e o caráter ilegal desta atividade.

As associações que trabalham com a dependência de drogas, no entanto, receberam a nova medida com certo ceticismo. Por um lado, apontam que compromete os princípios de gratuidade e anonimato (considerados essenciais por alguns especialistas), e por outro, acabaria sendo aplicada apenas às classes mais baixas, que costumam se arriscar mais fumando em locais públicos.

do Fórum Growroom.net
Link original