Marcha da Maconha – Brasil 2009 » Blog Archive » França: Realizados primeiros testes à saliva de condutores para detectar consumo de droga

0

do portal Visão

Pela primeira vez em França, alguns condutores foram segunda-feira submetidos a testes à saliva em Antibes, no sudeste do país, no âmbito de uma campanha de combate ao consumo de droga. Tal como é determinado na lei, os condutores submetidos ao teste têm de colocar um pouco de saliva num pequeno recipiente. De seguida, a saliva é misturada com uma substância química e, ao fim de oito minutos, a amostra revela se a pessoa consumiu ou não drogas.

“Os testes à saliva são rápidos, é muito simples”, congratulou-se o ministro do Interior, Michèle Alliot-Marie, durante a operação.
Até agora, continuou, para detectar se um condutor tinha ingerido estupefacientes eram necessários meios técnicos muito complicados, nomeadamente para fazer análises à urina.

Cerca de 52 mil testes serão distribuídos pelas forças policiais de todo o país. Estes testes à saliva permitem detectar vestígios de cocaína, cannabis, anfetaminas e ecstasy. Em dez testes realizados numa hora, três foram positivos para cannabis.

Um dos automobilistas disse que tinha consumido cannabis há três dias, o outro na noite anterior.

De acordo com o médico que esteve presente durante a operação, o teste pode detectar uma droga que tenha sido consumida nos 10 ou 12 dias anteriores.
Contudo, alguns medicamentos também podem acusar no teste.

Em caso de teste positivo, as autoridades realizam, posteriormente, análises ao sangue do condutor.

Em França, um automobilista que conduza sob a influência de drogas incorre numa multa de 4.500 euros e dois anos de prisão. Segundo um inquérito realizado em 2005, fumar cannabis duplica o risco de acidente mortal na estrada.

Ainda segundo o mesmo inquérito, cerca de 230 pessoas morreram nas estradas devido ao consumo de cannabis.