Marcha da Maconha – Brasil 2009 » Paulistanos marcham pela legalização da maconha

0

Marcha da Maconha será realizada simultaneamente em 13 capitais brasileiras. Em São Paulo, manifestantes realizam ato no Parque do Ibirapuera.

No dia 3 de maio, centenas de paulistanos promoverão uma manifestação em favor da descriminalização do uso da maconha. Realizada há sete anos no Brasil, a Marcha da Maconha terá sua segunda edição em São Paulo. O objetivo do evento é promover a luta política pela legalização da planta e de seu uso industrial, medicinal, tradicional religioso e recreativo.

O evento também acontecerá no dia 2 de maio em Goiânia e no dia 3 em Recife, Fortaleza, Florianópolis, Salvador e João Pessoa. No dia 9, serão realizados atos no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Juiz de Fora, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e em mais de outras 200 cidades em todo o mundo. A Marcha da Maconha é um movimento político, social e cultural que “denuncia a situação criada pela proibição, incapaz de diminuir o consumo e responsável pelo agravamento de problemas como a explosão da população carcerária e a violência em comunidades carentes”.

A Marcha da Maconha Brasil não é um evento de cunho apologético, e seus organizadores não incentivam o uso de maconha ou de qualquer outra substância ilícita. “Respeitamos as Leis e a Constituição do país do qual somos cidadãos e procuramos respeitar não só o direito à livre manifestação de idéias e opiniões, mas também os limites legais desse e de outros direitos civis”, diz o Coletivo Nacional através da Carta
de Princípios.

“O objetivo do Movimento é possibilitar que todos os cidadãos possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas do país. Com essas atividades procuramos ajudar a fazer com que essas leis e políticas possam ser construídas e aplicadas de forma mais transparente, justa, eficaz e pragmática, respeitando a cidadania e os Direitos Humanos”.

Registros históricos indicam que o primeiro uso da planta aconteceu na China, em 2723 a.C. Atualmente, a Organização das Nações Unidas estima que existam cerca de 160 milhões de usuários de maconha em todo o mundo, prática cuja proibição foi recomendada pela própria ONU em 1960.

Criada em 1999, a Marcha da Maconha mobilizou, em dez anos, 550 cidades em 54 países. O evento acontece todos os anos, no primeiro domingo de maio. Em São Paulo, a Marcha acontece no próximo dia 3 de maio, no Parque do Ibirapuera, a partir das 14h. O evento será aberto ao público e o uso de maconha não será permitido no local. Mais informações em www.marchadamaconha.org

Serviço:

Marcha da Maconha 2009 – São Paulo Parque do Ibirapuera – Marquise, São Paulo (SP) Domingo, 3 de maio, a partir das 14hrs Telefone para contato: (11) 6333-5505

Mais informações em www.marchadamaconha.org ou

por email: [email protected]

Programação

14:00h Abertura da Faixa da Marcha

Inicio da exposição livre de cultura e arte

15:00h
Debate Livre sobre a Política de Drogas e a Cannabis

16h20
Saída da Marcha da Maconha

18:00h
Encerramento