Documentos Oficiais – Marcha da Maconha

0

Pessoal, eu Wlad concordamos que a carta de princípios da marcha da maconha brasil não se adapta a nossa realidade, então juntamos uns trechos daqui do fórum e propomos esta carta de princípios, vocês podem dar uma lida?

Carta de Princípios da Marcha da Maconha joão pessoa

A Marcha da Maconha é um movimento social, cultural e político, cujo objetivo é estimular a discussão quanto a proibição vigente em nosso país em relação ao plantio e consumo da cannabis, tanto para fins medicinais como recreativos. Também é nosso entendimento que o potencial econômico dos produtos feitos de cânhamo deve ser explorado, especialmente quando isto for adequado sob o ponto de vista ambiental.

O Coletivo atuará estritamente dentro da Constituição e das leis. Não abrimos mão da liberdade de expressão, mas também não promovemos a desobediência a nenhuma lei. Desta forma, reconhecemos que se a sociedade tem o dever de cumprir a lei elaborada e aprovada por seus representantes eleitos, os legisladores devem exercer a sua função em sintonia com a evolução da sociedade.

A Marcha da Maconha não é um movimento de apologia ou incentivo ao uso de qualquer droga, o que inclui a cannabis. No entanto, partilhamos do entendimento de que a política proibicionista radical hoje vigente no Brasil e na esmagadora maioria dos países do mundo é um completo fracasso, que cobra um alto preço em vidas humanas e recursos públicos desperdiçados.

A Marcha da Maconha não se posiciona sobre a discussão de qualquer outra substância além da cannabis, a favor ou contra. O nosso objetivo limita-se a promover o debate sobre a planta em questão e demonstrar para a sociedade brasileira a inadequação de sua proibição.

O Coletivo é formado por instituições, profissionais, pesquisadores, ativistas, redutores de danos e membros da sociedade em geral engajados na questão. Todos somos membros desse Coletivo. Não temos líderes.

Os objetivos principais do Coletivo são: Estimular reformas nas Leis e Políticas Públicas sobre a maconha e seus diversos usos; Ajudar a criar contextos sociais, políticos e culturais onde todos os cidadãos brasileiros possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas; Exigir formas de elaboração e aplicação dessas políticas e leis que sejam mais transparentes, justas, eficazes e pragmáticas, respeitando a cidadania e os Direitos Humanos.

Coletivo Marcha da Maconha João Pessoa