Marcha da Maconha – Blog » Argentina

0

07/09/09

Especialistas veem tendência de revisão de leis antidroga na região.
Para representante da ONU, mudanças não levarão à legalização.

do G1

A Suprema Corte argentina decidiu, na semana passada, descriminalizar a posse de maconha para uso pessoal, tornando o país o mais recente da América Latina a rever sua legislação sobre drogas. A decisão ocorreu apenas quatro dias depois que o México também descriminalizou o consumo pessoal de algumas drogas e estabeleceu as quantidades mínimas. O Parlamento chileno estuda liberar o consumo coletivo de maconha em locais privados.

Para especialistas ouvidos pelo G1, a revisão das leis mostra uma tendência da região de, cada vez mais tirar, o foco das políticas antidrogas do usuário e transferir os esforços e recursos para o combate ao tráfico. Eles discordam, no entanto, sobre a possibilidade de que as mudanças abram caminho para uma legalização da maconha e outras substâncias.
Leia mais…

01/09/09

do blog A poção de Panoramix

A ordem dos nomes dos países, no título do texto, tem uma razão de ser. Diz respeito à situação em que eles se encontram no tratamento de liberdades civis e também ao nível médio de hipocrisia dominante nestes sítios.

Há pouco tempo, o tribunal constitucional argentino – não sei se o nome é este e peço aos juristas preciosistas que me desculpem por tão grave erro – decidiu que o porte de cannabis não é crime. Parece-me que foi a propósito de três indivíduos presos portando alguma quantidade do vegetal fumável. Suas excelências argentinas devem ter respeito por si próprios e pelos demais conterrâneos e consideraram que o que se traz consigo e se usa em casa é problema de cada um. Afinal, em casa você pode andar nu, ouvir música de dupla sertaneja, ler jornal, romance ou filosofia, enfim, entregar-se às atividades mais exóticas.

Leia mais…

27/08/09

do O Dia Online

Decisão da Justiça argentina de descriminalizar a maconha não causa apreensão à polícia do Rio Grande do Sul Porto Alegre – A decisão da Corte Suprema Argentina de descriminalizar a maconha divide opiniões. O diretor da Divisão de Narcotráfico (Denarco) da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Luiz Fernando Martins Oliveira, não acredita que a maconha vá provocar aumento do consumo de drogas nas cidades gaúchas que fazem fronteira com o país vizinho.

Leia mais…