Marcha da Maconha – Brasil » Portugal

0

28/07/09

Seminário Política sobre Drogas: Avanços e retrocessos

Na última quinta-feira (23), a ONG Viva Rio e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promoveram o seminário Políticas sobre drogas: avanços e retrocessos. Realizado na sede da FIERJ, no centro do Rio de Janeiro (RJ), o seminário fez parte da programação preparatória para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que acontecerá em agosto com o objetivo de definir princípios e diretrizes da política nacional de segurança pública.

A abertura do seminário foi feita por Rubem Cesar Fernandes, diretor-executivo da ONG Viva Rio. Houve ainda falas dos representantes do Ministério da Saúde, Madalena Libério, do Ministério da Justiça-Conseg, Luciane Patrício, e da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), representada por Paulina Duarte. Também estiveram presentes José Mauro Bráz, da UFRJ, e Margarida Pressburguer, da comissão de Direitos Humanos da OAB.

Leia mais…

04/07/09

por Gerardo Xavier Santiago

Os deputados do partido político português Bloco de Esquerda estão trabalhando em um projeto de lei que se aprovado, fará de Portugal o país mais liberal do mundo em relação ao tema da maconha e do haxixe, cuja posse já é descriminalizada naquele país há oito anos.

O projeto, cujo conteúdo foi divulgado no site www.stopthedrugwar.org, legaliza o plantio e a comercialização da cannabis dentro de certos limites e com algumas restrições. Basicamente o que se propõe é que seja autorizado em Portugal o funcionamento de estabelecimentos similares aos famosos cafés existentes na Holanda. A diferença é que neste último país não existe previsão legal para a atividade dos fornecedores daqueles cafés, lacuna que é preenchida no projeto de lei a ser apresentado em Portugal. Leia mais…

02/05/09

Porto, 2 mai (Lusa) – Quinhentas mil pessoas, de acordo com a estimativa da polícia, participaram da Macha Global da Maconha (MGM), no Porto, com o objetivo de pedir a legalização das drogas leves. Leia mais…