Marcha da Maconha – Brasil » Reduzindo os Danos do Consumo de Cannabis

0

As propriedades da cannabis (maconha ou haxixe) são conhecidas há muito tempo por diversas culturas. O fruto da planta fumado, ingerido, vaporizado, faz com que você se sinta alegre e relaxado e seus efeitos duram cerca de duas a três horas.

No entanto, como ocorre com outras substâncias psicoativas, a cannabis pode ser usada indevidamente.

Por essa razão e considerando que mesmo com repressão, conselhos, psicoterapia, súplicas para que não fumem, muitos jovens, adultos e idosos, cidadãs e cidadãos desse país e de outros vão fumar de qualquer jeito, as seguintes considerações podem ser úteis para um uso consciente:

1. Fuma-se maconha e haxixe para curtir, para ficar bem. Mas não espere que um baseado possa resolver seus problemas.

2. Se você fuma maconha e haxixe todos os dias, é bom dar um tempo de vez em quando, ficar sem fumar por dois dias, por exemplo.

3. A cannabis afeta sua concentração, portanto não fume na escola, no trabalho ou quando for dirigir.

4. Alguns tipos de cannabis são mais fortes do que outros, têm uma quantidade maior de THC. Quando você fuma pela primeira vez, ainda não conhece os seus limites. Por isso é importante buscar informações antes de fumar.

5. Quando a maconha é queimada, algumas substâncias prejudiciais à saúde são liberadas (alcatrão e monóxido de carbono). Além disso, quando misturada com cigarro, você também corre os riscos associados à nicotina.

6. A experiência faz com que o fumante saiba quando já fumou o suficiente. Ele sabe a hora de parar. Se você não tem – ou tem pouca – experiência, você não sabe a hora de parar. Portanto é importante obter antes informação confiável sobre o que você está comprando.

7. Se você tem pouca experiência com a cannabis, não é aconselhável combinar o fumo com bebidas alcoólicas.

8. Quando você come bolo de cannabis, é difícil saber a quantidade que está comendo. E leva de 45 minutos a uma hora para você começar a sentir alguma coisa. Espere um pouco e não coma mais, porque você pode descobrir de repente que comeu demais e não ficar bem.

9. Se você está tomando algum medicamento, consulte um médico antes de fumar cannabis. Como ocorre com o cigarro, não é aconselhável fumar durante a gravidez.

10. Às vezes ocorre de o efeito da cannabis ser ruim. Ela pode fazer você se sentir mal ou provocar medo. Se acontecer isso, procure ir para um lugar sossegado e coma ou beba alguma coisa doce. Não entre em pânico: em geral antes de uma hora o mal estar já terá passado.

11. Cuidado na hora de comprar cannabis. Se você estiver na Holanda, não precisa comprar cannabis na rua. Vá até um Coffee Shop, peça informações e escolha no cardápio o que deseja fumar.

12. Apesar da nova lei de drogas estabelecer que o consumidor de cannabis não será mais enjaulado, o uso de maconha ou haxixe não foi descriminalizado: A pessoa flagrada pela polícia portando ou fumando cannabis ainda será levada para a delegacia para ser autuada, e depois terá de comparecer ao juizado. Ali receberá uma pena que pode consistir de serviços comunitários, multas ou advertências.

12a. Portanto, o usuário de cannabis continua sendo um criminoso perante a lei. Não vacile. Nada mudou. Lembre-se de que ser detido por porte de maconha é o pior dano que a maconha pode provocar.

Nota Final: Você pode fumar cannabis de vez em quando por diversão ou pode fumá-la tanto a ponto de perder o contato com a realidade. Você é responsável por lidar ou não com a cannabis de uma maneira saudável.

Dicas adaptadas livremente de uma publicação do Jellinek, Holanda, 2004.