Marcha Da Maconha E Jpt-rs – Marcha da Maconha

0

do blog da JPT RS

4 de março de 2010

Juventude do PT/RS elege Coordenação de Campanha e convoca grande Encontro Estadual

A Executiva Estadual da JPT reunida nesta quarta-feira definiu as principais atividades políticas para os próximos meses. Como este ano é eleitoral, a JPT desde já está se preparando para mobilizar a militância em todo o RS. Para isto, entre outras atividades, convocou o Encontro Estadual da JPT e aprovou uma Coordenação de Campanha.A Executiva da JPT aprovou a construção de um conjunto de atividades e ações que deverão pautar o debate sobre a juventude neste início de ano. Neste sentido, encaminhou-se a construção de uma grande campanha pelo Voto aos 16 anos para dialogar com a juventude para quem votará pela primeira vez exerça este direito com consciência. Além disso, a idéia é organizar plenárias da JPT para mobilizar a militância e debater o programa de governo para a juventude durante a Caravana Estadual do PT, que está iniciando na próxima semana e percorrerá todo o Estado com o nosso pré-candidato ao governo gaúcho, o companheiro Tarso Genro. Ainda, a reunião convocou a realização de um grande Encontro Estadual da JPT para o dia 8 de maio com data e local ainda à definir. Como atividades importantes que a militância da JPT deverá ajudar construir e participar será o lançamento estadual da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio da Juventude que acontecerá dia 14 de março no plenarinho da Assembléia Legislativa, a Audiência Pública sobre Juventude que deverá acontecer no mês de maio em data ainda a ser definida. Esta audiência está sendo construída pela Comissão de Direitos Humanos da ALERGS e do Senado da República, além da Comissão de Educação da ALERGS.

Por fim, a JPT debateu sobre a participação na Marcha da Maconha que acontecerá início de maio. Tendo em vista a resolução nacional da JPT sobre o assunto, onde defende a legalização da Maconha, a JPT orientará sua militância a participar da Marcha e realizará anteriormente à atividade um Seminário para aprofundar o debate e sistematizar melhor uma linha de atuação neste espaço a luz das nossas resoluções nacionais.

Vejam a resolução da JPT/RS que será apresentada na executiva do PT-RS A Juventude e a campanha Tarso Governador! – Resolução da Executiva Estadual da JPT/RS – No IV Congresso Nacional do PT que aconteceu nos dias 18 a 20 de fevereiro em Brasília, o conjunto do nosso partido compreendeu que no atual momento histórico brasileiro o segmento etário da “juventude” é estratégico para viabilizarmos um modelo de desenvolvimento transformador para o Brasil e, portanto, deve ocupar o centro das questões. Neste sentido, aqui no RS temos ainda mais elementos para corroborarmos com esta tese. Aqui a situação social da juventude é ainda mais dramática, pois temos um governo estadual neoliberal que, de um lado, extinguiu as políticas públicas e, de outro, dificultou que as políticas do Governo Federal fosse implementadas. Ainda, a juventude gaúcha é o principal segmento que a direita gaúcha aposta para a construção ideológica do anti-pestismo, vide os altos índices de rejeição ao PT entre o segmento juvenil, conforme demonstram nossas pesquisas internas.

Dessa forma, colocam-se duas questões fundamentais nesta campanha: a) a juventude não pode ser encarada como um simples “setor”, pois está no centro das desigualdades, possui um caráter transversal aos demais temas e deve compor, igualmente, o centro das nossas propostas para viabilizar um novo projeto de desenvolvimento para o Rio Grande. do ponto de vista político-ideológico, é uma necessidade política e ELEITORAL para o PT gaúcho diminuir os altos índices de rejeição entre este segmento, possibilitando retomar um diálogo com a nova geração.

Sendo assim, a Juventude do PT-RS tomou as seguintes definições: 1. Constituiu uma Coordenação de Campanha da Juventude tendo o companheiro Roberto Flech como Coordenador Geral e mais quatro membros a serem indicados. 2. Construir uma grande e massiva campanha do Voto aos 16 anos 3. Realizar uma pesquisa qualitativa sobre a Juventude Gaúcha 4. Organizar plenárias e reuniões da JPT juntamente às atividades da Caravana do PT com o companheiro Tarso para debater o Programa de Governo e a mobilização para o Encontro Estadual da JPT/RS; 5. Realizar um grande Encontro Estadual da JPT no dia 8 de maio de 2010; 6. Que a juventude participe da coordenação política geral da campanha Tarso Governador, pois se for encarada como mais um “setor”, a campanha eleitoral não irá dar conta dos desafios que apresentamos a cima. Executiva Estadual da Juventude do PT-RS

03 de março de 2010