Press Release 2011 | Marcha da Maconha – Blog

Temos rosto e somos muitos!

Ao contrário do que disse o senador Magno Malta, a Marcha da Maconha que ocorrerá no mês de Maio em mais de 17 cidades pelo Brasil têm rosto, nome e sobrenome. Amparados pela Constituição Federal, diversas pessoas, grupos, coletivos, organizam a Marcha da Maconha em suas cidades. A Marcha da Maconha não pratica apologia a qualquer tipo de crime, mas sim luta por direitos garantidos a todos brasileiros que é pedir, dialogar e lutar por mudanças na legislação. Para que esse direito nos seja assegurado é que existem duas ações perante o STF que questionam a constitucionalidade das proibições à Marcha da

Maconha. Vale ressaltar que o órgão que patrocinou ambas as ações foi a Procuradoria Geral da República (PGR).

Portanto já existem no nível federal iniciativas para permitir a realização da Marcha da Maconha em todo o Brasil.

Somos muitos ativistas, militantes, velhos e jovens, mulheres e homens. Negros, brancos, índios, pertencentes dos vários estados nacionais, enfim, brasileiros como o senhor. Portadores de direitos fundamentais, garantidos na Constituição Federal e nos documentos internacionais de proteção dos direitos humanos, tais como a liberdade de expressão, o direito de reunião pacífica e organização de um movimento social como a Marcha da Maconha.

Em 2010 para apoiar a realização da Marcha da Maconha, diversos intelectuais, formadores de opinião, agentes da polícia inclusive, defenderam a realização da Marcha da Maconha. Chico de Oliveira (sociólogo e professor emérito da FFLCH/USP); Coronel Jorge da Silva (membro da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia e do fórum Viva Rio); Luiz Eduardo Soares (antropólogo e cientista político; professor da UERJ; ex-secretário nacional de segurança pública); Maria Lucia Karam (juíza de direito aposentada); Orlando Zaccone (delegado da Polícia Civil RJ) entre tantos outros se dispuseram a defender a liberdade de expressão que pleiteamos.

Até a próxima Marcha Senador, e venha nos conhecer para que sejamos devidamente apresentados.

Coletivo Marcha da Maconha Brasil
6 de Maio de 2011

Para mais informações e contato:

Rafael Gil Medeiros – Porto Alegre +55 (51) 9296-0627 Renato Cinco – Rio de Janeiro + 55 (21) 8705-3357 Marco Magri – São Paulo +55 (11) 6333-5505 Leonardo Günther – Porto Alegre +55 (51) 8469-3305

Diogo Marinho e Sá – Niterói +55 (21) 9667-0164

Isabela Bentes – Natal +55  (84) 9955-9425